SISEPE-TO ressalta importância do Quadro Geral e espera que governador reveja prioridades

12/07/2010 12/07/2010 00:00 662 visualizações

O Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (SISEPE-TO) vem a público manifestar sua total insatisfação acerca das declarações do governador Carlos Henrique Gaguim, de que o concurso do Quadro Geral não é prioridade para as ações do seu governo, feitas na sexta-feira, 22, no Palácio Araguaia. Segundo as quais “é muito melhor ter um médico salvando gente do que funcionário administrativo”.

 

As declarações do governador são ainda mais surpreendentes se levarmos em conta que assim que assumiu o governo do Tocantins, em outubro de 2009, o mesmo se mostrou empenhado em resolver a questão do concurso do Quadro Geral, que estava suspenso por decisão judicial, afirmando que estava trabalhando para que os aprovados no certame pudessem tomar posse nos seus cargos e desenvolver seus trabalhos na máquina pública estadual. Inclusive elegendo a demanda como uma das prioridades de seu governo.

 

Apesar de o governador enfatizar que a prioridade do governo é investir em Saúde, Educação e Segurança Pública, priorizando médicos, professores e policiais, ele se esquece que a atuação dos servidores do Quadro Geral nessas áreas é imprescindível, garantindo o funcionamento ordenado e sistemático das mesmas.

 

Na saúde, por exemplo são os servidores do Quadro Geral que fazem o primeiro atendimento aos pacientes hospitalares, preenchendo prontuários e cuidando de questões burocráticas. Além disso, profissionais como motoristas, auxiliares de serviços gerais e vigilantes também são servidores do Quadro Geral.

 

Na Educação ocorre o mesmo, pois são os servidores do Quadro Geral que estão nas secretarias das escolas, cuidando do gerenciamento da instituição de ensino e do atendimento a professores e alunos. Merendeiras, porteiros, entre outros já citados, são servidores do Quadro Geral, que ajudam a garantir o funcionamento das escolas.

 

Mesmo na Segurança Pública a categoria se faz presente, já que são os servidores administrativos os responsáveis pelos trabalhos administrativos da pasta. Agentes prisionais, contadores, e serviços gerais que fazem parte do Quadro.

 

Entendemos que priorizar cada uma dessas áreas é fundamental para o bem estar da população, mas o trabalho desenvolvido pelos servidores do Quadro Geral é de inegável importância para o Estado, tanto maiúsculo quanto o atendimento dos especialistas, pois sem eles não haveriam condições administrativas, logísticas ou mesmo higiênicas para o trabalho de médicos, professores e policiais.

 

Agora, próximo de completar um ano de realização do certame, os candidatos que estavam esperançosos por um desfecho positivo desse imbróglio, vem o governador e recobre-os novamente de incertezas e insatisfação, deixando apenas a constatação de que vão ter que esperar mais e indefinidamente por uma solução.

 

No entanto, o SISEPE-TO, sabedor do homem público sério e comprometido que é o governador Carlos Henrique Gaguim, esperamos que ele reveja suas declarações e cumpra sua promessa feita quando eleito em outubro de 2009, pautando a divulgação e posse dos aprovados no concurso do Quadro Geral como prioridade da sua administração.

 

 

 

 

Palmas-TO, 26 de Janeiro de 2009.

 

 

 

 

Cleiton Lima Pinheiro

Presidente do SISEPE-TO