SISEPE

SISEPE-TO notifica DETRAN e cobra mais segurança para os fiscais de trânsito

02/06/2016 02/06/2016 18:18 357 visualizações

Na última quarta-feira, 1º de junho, o Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (SISEPE-TO) notificou o presidente do Departamento de Trânsito do Tocantins (DETRAN-TO), coronel Eudilon Donizete Pereira para que providencie condições mínimas de trabalho para os agentes de trânsito da CIRETRAN de Araguaína. A notificação atende às reivindicações apresentadas pelos próprios servidores durante reunião ocorrida na Delegacia Regional do SISEPE-TO, em Araguaína, no último dia 30 de maio, quando eles cobraram mais segurança no exercício de suas funções.

Na notificação, o Sindicato aponta que as condições de trabalho dos fiscais, veio à tona logo após o assassinato do agente municipal de trânsito Agenison Pereira Jorge, no último dia 27 de maio, em Araguaína, causando revolta e indignação na categoria.

Na reunião do dia 30, os servidores relataram que são constantemente submetidos a agressões verbais e ameaças por parte dos motoristas que não aceitam ser notificados pelas infrações de trânsito.

Após o assassinato do agente Agenison, os fiscais do DETRAN decidiram suspender os trabalhos de patrulhamento nas ruas até que o Governo do Estado ofereça condições de segurança para a categoria. “Ocorre que os referidos servidores públicos quando são designados para realizar seus serviços de patrulhamento e fiscalização na cidade, ficam sem as mínimas condições laborais, em razão da ausência de escolta policial, coletes à prova de bala ou quaisquer outros equipamentos de defesa pessoal, o que neste momento se tornam imprescindíveis”, consta da notificação extrajudicial.

PROVIDÊNCIAS

Ao cobrar providências imediatas, o SISEPE-TO solicita condições mínimas de trabalho aos fiscais de trânsito e, de preferência, que seja disponibilizada escolta policial na realização dos trabalhos externos. A segunda solicitação é que sejam disponibilizados coletes a prova de bala a fim de que se evite mais tragédias como a que aconteceu com o servidor público Agenison Pereira Jorge.

O Sindicato também alerta ao DETRAN que se as providências não forem tomadas no prazo de 72 horas, o SISEPE-TO remeterá cópia da notificação extrajudicial ao Ministério Público Estadual e ao Tribunal de Contas do Estado, além de tomar as medidas judiciais cabíveis. (Assessoria de Comunicação SISEPE-TO, Antonio da Luz e Ana Mariana Araújo)20150515102535 fiscalizacao 2015 interior

Ao Sisepe-TO, Alexandre Guimarães diz que seu mandato não será instrumento de prejuízo aos servidores

Deputado ressalta ter amadurecido e pedido para retirar assinatura de apoio à PEC da Reforma Administrativa; subscri...


Dia do Servidor: Sisepe-TO promove sorteio de brindes e prepara alojamento na Capital

Em Palmas, comemorações reuniram mais de 150 filiados em café da manhã na sede do sindicato; sede regionais também t...


Sisepe-TO cobra pagamento dos 25% e isonomia em progressões do Quadro Geral

Documento endereçado ao governador ainda pede realização do concurso público, extensão do vale-alimentação e regulam...


Na Superintendência do Trabalho, Sisepe cobra novo cronograma de pagamento do abono do Pasep

Sindicato recebeu reclamações de centenas de servidores estaduais ainda não receberam o abono de 2025, mesmo após o ...