SISEPE

Governo terá que pagar diferença salarial a servidor em desvio de função

27/06/2016 27/06/2016 13:36 362 visualizações

I008592Um servidor público do Poder Executivo tocantinense conseguiu na Justiça o direito de receber a diferença salarial pelo período em que esteve em desvio de função. A ação foi proposta pelo Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (SISEPE-TO) em busca de garantir o direito do servidor.

Na ação, o servidor comprovou que é concursado como Técnico em Contabilidade, mas que exerce as atribuições de Agente Penitenciário e, em consequência disso, tem direito a receber a diferença entre o salário de Técnico em Contabilidade (cargo originário) e o de Agente Penitenciário (função que efetivamente exerce). Como prova do desfio de função, o servidor apresentou aos autos, os relatórios e escalas de plantões.

“Embora impróprio e incorreto, o desempenho de funções diversas daquelas atreladas e inerentes ao cargo para o qual o servidor tenha sido nomeado, a remuneração do trabalho deve ser compatível com a função desempenhada, sob pena de enriquecimento sem causa por parte da Administração Pública, que se beneficia dos serviços prestados pelo servidor”, sentenciou o juiz substituto em apoio ao NACOM, Márcio Soares da Cunha.

Além do pagamento das diferenças salariais durante o período em que o servidor exerceu atividade em desvio de função, a Justiça também condenou o Governo do Estado a fazer a atualização monetária dos vencimentos pelo IPCA e a aplicação de juros correspondentes aos da caderneta de poupança, ambos contados em data de cada parcela devida. (Assessoria de Comunicação SISEPE-TO, Antonio da Luz)

Ao Sisepe-TO, Alexandre Guimarães diz que seu mandato não será instrumento de prejuízo aos servidores

Deputado ressalta ter amadurecido e pedido para retirar assinatura de apoio à PEC da Reforma Administrativa; subscri...


Dia do Servidor: Sisepe-TO promove sorteio de brindes e prepara alojamento na Capital

Em Palmas, comemorações reuniram mais de 150 filiados em café da manhã na sede do sindicato; sede regionais também t...


Sisepe-TO cobra pagamento dos 25% e isonomia em progressões do Quadro Geral

Documento endereçado ao governador ainda pede realização do concurso público, extensão do vale-alimentação e regulam...


Na Superintendência do Trabalho, Sisepe cobra novo cronograma de pagamento do abono do Pasep

Sindicato recebeu reclamações de centenas de servidores estaduais ainda não receberam o abono de 2025, mesmo após o ...