Procurado pelo Sisepe-TO (Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins), através da secretária-geral e presidente em exercício, Kelismene Gomes, o deputado federal Alexandre Guimarães assegurou, nesta quinta-feira, 30 de outubro, que o seu mandato em nenhum momento será instrumento de prejuízo aos funcionários públicos.
O deputado disse, ainda, ter refletido sobre a PEC da Reforma Administrativa e informou que protocolou requerimento de retirada da subscrição à proposta. “Alegria em receber sua mensagem. Alerto que refleti sobre o tema e a importância do amadurecimento. Sendo assim, protocolei um requerimento de retirada da nossa subscrição à PEC da Reforma. Conte integralmente com o nosso mandato, que em nenhum momento será instrumento de prejuízo aos servidores”, frisou o parlamentar.
Avanço da proposta nociva
Na semana passada, a PEC de Reforma Administrativa alcançou as 171 assinaturas necessárias e, assim, passou a tramitar oficialmente na Câmara dos Deputados. Do Tocantins, o deputado Alexandre Guimarães foi o único a dar respaldo para o seguimento da proposta nociva aos servidores públicos.
A proposta prevê mudanças profundas nas carreiras do serviço público, incluindo novos critérios de remuneração, progressão funcional e ampliação das possibilidades de contratação temporária, além de abrir caminho para facilitar demissões. Essas alterações abrem espaço para a precarização do trabalho e para a desvalorização das carreiras públicas.
Em defesa dos direitos dos servidores, parte da diretoria do sindicato já havia se reunido com o deputado federal Filipe Martins (https://sisepe.controlsind.com.br/noticias/2025/10/21/sisepe-to-cobra-posicionamento-de-deputado-filipe-martins-e-reforca-oposicao-a-reforma-administrativa/), que, inclusive, retirou o apoio à iniciativa e ainda se colocou totalmente à disposição dos servidores públicos do Estado para o diálogo.
“O servidor pode ficar tranquilo. Há cerca de três semanas retirei minha assinatura da proposta justamente para que pudéssemos debater com todas as classes e entender os pontos que impactam os servidores. Não pode haver distanciamento entre legisladores e trabalhadores públicos. Essa aproximação, que o Sisepe tem buscado com excelência, é fundamental. Quero reafirmar que vocês têm em mim um aliado nessa luta, comprometido com a valorização e o fortalecimento do serviço público”, destacou o parlamentar na ocasião.
Ele era o único deputado tocantinense com assinatura no projeto danoso, mas no final da noite de sexta-feira, 24 de outubro, o sindicato foi surpreendido com o apoio de Guimarães e o avanço da iniciativa (https://www.infomoney.com.br/politica/reforma-administrativa-e-protocolada-na-camara-veja-deputados-que-assinaram-a-pec/).
Momento de mobilização
Agora, o Sisepe irá mobilizar sua base e dialogar com outros sindicatos para atuar junto à Bancada Federal na Câmara, a fim de obter o amplo rechaço dos deputados do Tocantins ao projeto. “O momento é de mobilização contra essa iniciativa que retira conquistas históricas e precariza o serviço público”, pontuou a presidente em exercício do Sisepe.













