SAIBA QUAL É O PAPEL DAS INSTITUIÇÕES DE CLASSE NO DIA A DIA DO TRABALHADOR

14/10/2022 14/10/2022 08:28 1224 visualizações

As entidades de profissionais são instituições de caráter político e cultural dedicadas às questões decisivas da categoria profissional que representam. Conhecer as atribuições de cada uma delas é essencial para que o profissional, integre, participe e se envolva nas atividades do seu Sindicato, Associação e Conselho, fortalecendo a categoria.

 

Sindicatos

Os sindicatos defendem, os interesses da categoria que representam, nas esferas judiciais e extrajudiciais ou fora delas. Têm como principal missão a luta pela melhoria das condições de trabalho e remuneração dos profissionais e das relações entre os setores públicos (União, Estados e Municípios) ou privados (empresas, microempresas e empresários) com o objetivo de garantir todos os direitos trabalhistas previstos em Lei.

 

Associações

Criadas para agregar profissionais de determinada área, buscam o aprimoramento profissional através de cursos, congressos e outros eventos do gênero. As associações visam, também, a divulgação e a valorização das profissões.

 

Conselhos Regionais

Na sua condição de órgãos do Estado, conselhos profissionais existem para controlar e fiscalizar o exercício das diferentes profissões. Os Conselhos Regionais regulam, orientam e fiscalizam a atividade profissional e são fiscalizados pelo Conselho Federal, órgão hierarquicamente superior que elabora resoluções para os regionais.